Pirâmide do conhecimento

Pirâmide do conhecimento é dividida em 4 elementos e a maior parte, representada pelos dados em sua base, seguidas de informação e afunilando cada vez mais para o topo com o conhecimento e Sabedoria.

O mundo moderno nos sobrecarrega com excesso de dados, nos perdemos nos mares de dados e informações e ficamos navegando nele por anos, as vezes nunca saímos, nunca encontramos o caminho do conhecimento e tão pouco o caminho da sabedoria.

Na base dos, refere-se aos dados brutos, sem tratamento que não fazem sentido, há muitos dados e a informação é inexistente.

Na superfície da informação os dados foram organizados e ligados um ao outro de maneira que fazem sentido, mas não há aplicação dessa informação.

Na superfície do conhecimento já é diferente, é quando tudo faz sentido e a informação é aplicada, é um divisor de águas, há controles.

E na superfície mais alta e menor, é onde além de aplicar a informação e transformá-la em conhecimento, existe um ponto de diferencial nesse campo, é onde se aplica o conhecimento de maneira correta, ou seja, não basta aplicar o que sabe, é necessário aplicar corretamente para ter resultados expressivos.

No mundo da gestão funciona da mesma maneira, tem pessoas que estão no mundo dos dados, apenas se entregam a rotina do dia a dia e não faz nenhum tipo de controle, nenhuma informação para a tomada de decisão.

Por outro lado, tem outros gestores que controlam tudo, pedem para os funcionários anotarem tudo, planilham tudo, tem todas as informações, mas não fazem nada com elas, um trabalho desperdiçado, não transformam a informação em conhecimento.

Tem os gestores que já fazem tudo, controlam, conhecem os números e utilizam para a tomada de decisão. Esses estão a frente da concorrência, prosperam, alcançam os objetivos, transformam a informação em conhecimento.

E por fim temos aqueles gestores sábios que além de fazerem tudo isso, ainda validam todos esses números, garantem a integridade dessas informações, transformam o conhecimento em sabedoria, o que lhe dá poder para tomada de decisões certas na hora certa!

#gestaofinanceira #gestaodeempresas #gestaodepessoas #contabilidade #fluxodecaixa #finanças #finançasdeempresas #finançasemlresarial #gestaodecrise #custos #estoque #gestaoestoque #consultoriaempresarial #cursosonline #consultoriaonline #gestaodecaixa #gestaodeinvestimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *