Regime de Caixa x Regime de Competência: Qual a diferença?

Sob o aspecto legal é considerado o Regime de Competência e do ponto de vista financeiro normalmente é considerado o regime de caixa, esse regime é preferido na gestão financeira da empresa devido aos controle de caixa, disponibilidade de recursos ou a fata dele, mas qual a diferença? Qual devo trabalhar? qual devo adotar na empresa?

O primeiro (Regime de competência) deve ser utilizado para analisar o resultado de um determinado período para apurar os resultados da empresa, saber se obteve lucro ou prejuízo em um determinado período, independentemente se houve quitações ou não, são analisados os fatos geradores, tendo como base a data emissão dos documentos.

O segundo (Regime de Caixa) é utilizado para controlar o fluxo de caixa, para apurar se houve falta ou sobra de dinheiro efetivamente, ou antecipar essa informação em um determinado período, informação futura. Nesse caso são analisadas as datas de quitações ou vencimentos, independentemente da data de emissão dos documentos.

Os dois regimes são diferentes e importantes na gestão e devem ser trabalhados em conjunto, pois quando olhamos a data de competência e apuramos que a empresa obteve lucro no período NÃO significa que tem dinheiro suficiente para cobrir os gastos do mesmo período e o contrário também é verdadeiro, não quer dizer que sobrou dinheiro no caixa no período que a empresa obteve lucro nesse período.


#gestaofinanceira#gestaodeemoresas#gestaodepessoas#contabilidade#fluxodecaixa#finanças#finançasdeempresas#finançasemlresarial#gestaodecrise#custos#estoque#gestaoestoque#consultoriaemrpesarial#cursosonline#consultoriaonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *