4 Dicas para organizar Gestão Financeira de sua empresa

A Gestão Financeira é complexa e trabalhosa, exige muita atenção e trabalho diário com muita disciplina para manter em ordem, mas é crucial sua organização para o sucesso da empresa.

A grande maioria das pequenas empresas não possui nenhuma organização ou consciência administrativa financeira, isso decorre do crescimento não planejado ou falta conhecimento na área de seu gestor.

O impacto de uma má administração do dinheiro é muito grande, muitas empresas faturam muito bem, tem um ótimo produto, mas não sobra dinheiro em caixa e se questionar o gestor ele responderá que não sabe onde vai o dinheiro.

As estatísticas estão cheias de números de pessoas talentosas que não conseguem ter sucesso em seus empreendimentos, as pesquisas indicam que a maioria das empresas quebram por falta de gestão.

Se você não tem nenhuma intimidade com administrativo ou não possui nenhuma ferramentas de gestão financeira, seguem algumas dicas simples, mas que iniciam uma grande mudança dentro da empresa.

  1. Separe as contas pessoais das contas da empresa: Esse ponto é crucial para a saúde financeira da empresa, o caixa da empresa não pode ser seu caixa eletrônico, você deve estipular um valor de retirada da empresa e manter-se com esse valor.
  2. Mantenha um capital de giro: Após a separação do dinheiro pessoal e do caixa empresa, toda a sobra de dinheiro deve ser considerado como capital de giro, ou para manter a segurança financeira em caso de necessidades ou imprevistos econômicos. O capital de giro deve ser utilizado para manutenção do crescimento da empresa.
  3. Liste todas as contas a pagar: Tenha uma planilha ou no mínimo uma lista de todas as contas a vencer com seus devidos valores e vencimentos, faça por semana, quinzena e mensal (no mínimo).
  4. Liste todas suas contas a receber: Tenha uma planilha ou no mínimo uma lista de todas as suas contas a receber (vendas que foram vendidas a prazo) com seus respectivos valores.

São as dicas mais simples para quem precisa iniciar de alguma maneira e não sabe como, no momento que você aplicar essas 4 dicas, inúmeras ideias vão surgir na sua cabeça, não tente avançar para coisas mais complexas se você ainda não faz isso ainda. Apesar da simplicidade e obviedade são elementos bem importantes e poderosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *